certo-flores-viver-bem-faz-bem

Faz bem ter plantas dentro de casa

Plantas dentro de casa: Certo ou Errado?

Todos sabem que ter plantas dentro de casa faz bem, elas embelezam e trazem frescor aos ambientes. Mas elas precisam de alguns cuidados especiais, luz natural, ventilação e hidratação adequadas. Como o habitat das plantas é ao ar livre, nem todas toleram a mudança para áreas fechadas. Conheça alguns requisitos para fazer a escolha correta.

Errado: O cacto mandacaru (Cereu jamacaru) e a suculenta echeveria (Echeveria sp) não são adequados à área mais úmida da casa. Ambos armazenam água, então apodrecem com o vapor do chuveiro.

Certo: A orquídea chuva-de-ouro (Oncidium sp), natural de locais sombreados, é mais apropriada. É leve e alegre, mas não gosta de excesso de água, então evite regá-la demais. Basta uma vez por semana.


Errado: É fácil se encantar com espécies bem floridas e trazê-las para o interior da casa, mas são poucas as que aguentam. A primavera [Bougainvillea glabra], por exemplo, é uma trepadeira que necessita de muito sol e água. Depois de dez dias em ambiente fechado, vai começar a murchar.


Certo: Para áreas internas, sempre eleja espécies de sombra ou meia-sombra, como a iuca, o lírio-dapaz, o pacová e a ráfis. Elas não tomam sol ou precisam de apenas três ou quatro horas de luz natural diárias. A palmeirinha-bambu (Chamaedorea erumpens) é propícia para áreas de sombra, por isso está liberada. Coloque-a perto da janela para ter ventilação e claridade. Regue duas vezes por semana: como o vaso não pega sol, a terra acumula água.

Posso ter vasos no quarto?
Os paisagistas não aconselham. É uma questão de higiene: além de o ambiente acumular muito pó, a planta pode conter algumas praguinhas, como o pulgão e a cochonilha. Aliás, se isso acontecer, resolva na hora: passe um pano ou corte a folha doente. E, se não abrir mão de um verde no quarto, opte por uma jarra com flores naturais. As plantas liberam dióxido de carbono à noite, e não é saudável compartilhar o espaço com esse gás. Prefira, portanto, colocá-las no terraço do quarto, se tiver um.

Móveis Primavera. Viver bem faz bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>