Dica de cores

Quem gosta de renovar o visual da casa e aplicar cores na decoração fica perdido na hora da escolha devido à inúmera quantidade de tons. Mas antes de escolher, é importante ficar atento as sensações e estímulo que cada um delas desperta. As cores tem o poder de passar impressão de um ambiente maior, menor, acolhedor, respulsivo, dentre diversas outras sensações. O primeiro passa para definição da cor é ter em mente o que você quer proporcionar no ambiente. Vamos conhecer o significado de alguns cores e o que eles podem transmitir ao cômodo da sua casa.

Branco
 – Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.

01

Amarelo – Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e segura.
02

Laranja – Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
03

Vermelho – Paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.

04

Verde – Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza. Os tons muito escuros, no entanto, podem significar inveja.

05

Azul
 – Tranqüilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.

06

Violeta – Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.

7

Preto – Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.

]8

Fonte: revistacasaejardim.globo.com