Como planejar a iluminação da sua casa.

Muitas vezes quando pensamos em decoração da casa damos mais atenção para os móveis, paredes, tapetes…e esquecemos de planejar a iluminação dos ambientes para que funcione de acordo com o nosso dia-a-dia. Uma iluminação bem feita é tão importante quanto um sofá ou uma cama confortáveis. Isso porque a luz tem o poder de destacar ou esconder formas ou objetos, dirige nossa atenção para um lado ou outro, dentre muitas outras opções. Abaixo seguem dicas simples para que você possa fazer o melhor uso da iluminação artificial nos ambientes da sua casa.

Ideias para a sala

Para a sala de estar e jantar pense em criar pontos de iluminação que ajudem nas tarefas do dia a dia – como um lustre sobre a mesa de jantar, com as luzes voltadas para baixo, e luzes mais focadas em determinados objetos de decoração, como a mesa de centro ou um quadro. Na mesa de jantar o ideal é que o lustre fique de 75 cm a 1m de distância do tampo, para que não incida luz nos olhos das pessoas. Não esqueça de um abajur na mesinha lateral que irá lhe ajudar na hora da leitura.
sala sala 1

Ideias para a cozinha

Neste ambiente a iluminação assume ares muitos mais funcionais do que decorativos. Ela serve para nos ajudar a preparar os alimentos, identificar suas cores, cortá-los, etc. Tendo isso em mente, o ideal é optar por luzes fluorescentes no teto e iluminação direcionada embaixo dos armários aéreos, apontados para as bancadas. Outro detalhe muito importante é o material dessas luminárias, já que esses itens precisam ser limpos com mais frequência.
cozinha cozinha 1

Ideias para o quarto

Uma luz central no quarto geralmente é suficiente para o uso diário deste cômodo. Iluminação direcionada com abajures são boas opções para criar diferentes atmosferas. Se você gosta de ler na cama, opte pelas que tem haste regulável. Aposte também em luzes direcionadas na frente dos espelhos, para que possa se enxergar melhor enquanto se arruma.

quarto 1 quarto

Ideias para o banheiro

No banheiro o centro das atenções é o espelho e é preciso caprichar na colocação de lâmpadas em torno dessa peça. O importante é que a luz não venha somente do alto, para se evitar sombras indesejadas – em geral a recomendação é instalar as lâmpadas nas laterais do espelho também. Na área do box ,lâmpadas blindadas à prova d’água são as mais indicadas, pois são mais seguras para ambientes molhados.
banheiro 1 banheiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>