jericoacoara-view

Jericoacoara destino ideal para um contato com a natureza

Dunas, praias e pousadas charmosas se destacam na famosa vila do Ceará

Depois de sacolejar por quilômetros de areia e dunas, qualquer um tem a certeza de que vai chegar a uma vila minúscula, sem nenhuma estrutura. Mas não é bem assim. Basta colocar os pés em Jericoacoara (CE) para se surpreender com os incontáveis bares, restaurantes e pousadas pra lá de arrumadas.

Mas os mais tradicionalistas não precisam se preocupar. A antiga vila de pescadores, que há pouco mais de dez anos não tinha luz elétrica, se profissionalizou sem perder o encanto. A Duna do Pôr do Sol, clássico camarote para o espetáculo do cair da tarde, permanece lá. As ruas ainda são de areia fofa, a aura de praia isolada segue intocada e a rotina continua a mesma, dividida entre o sossego diurno nas redes dentro das lagoas e o agito das noites regadas a forró.

O que fazer

Mundo Jeri

O trabalho da Associação das Crocheteiras de Jericoacoara aparece por toda a vila: na decoração das pousadas, nas mesas dos restaurantes (porta-guardanapos e toalhas de mesa) e nos vestidos das turistas. A loja Mundo Jeri, na Rua Principal (ao lado do restaurante Dellacasa), reúne boa variedade de peças – os produtos também são encontrados na Pousada Vila Kalango.

Passeio de bugue até Tatajuba

O bugue parte da vila sentido litoral oeste e faz a primeira parada no Rio Camboa, para a observação de cavalos-marinhos. O passo seguinte é atravessar de balsa o estreito braço de mar que separa as praias de Mangue Seco e Guriú. Em Tatajuba, o programa é relaxar numa das redes que ficam dentro da Lagoa da Torta, para curtir a paisagem das dunas. São cinco horas de aventura. Associação dos Bugueiros, tel. 0XX88 3669-2284/9955-6046; Cooperativa dos Bugueiros, tel. 0XX88 9943-0999; JAB, tel. 0XX88 9955-6046.

Passeio de bugue até a Lagoa Azul

As redes, dentro da água cristalina da lagoa, são um convite irresistível ao ócio. Depois, os bugueiros costumam esticar o passeio até a Praia do Preá, para o almoço. A árvore da preguiça, que sobrevive com a copa torta, encostada na areia, também é parada certa do passeio, que dura em torno de cinco horas. Associação dos Bugueiros, tel. 0XX88 3669-2284/9955-6046; Cooperativa dos Bugueiros, tel. 0XX88 9943-0999; JAB, tel. 0XX88 9955-6046.

Duna do Pôr do Sol


O ritual é um clássico local: todos os dias, por volta das 17h, moradores e turistas partem da vila para o topo da duna mais famosa de Jericoacoara. A caminhada, de apenas 10 minutos, tem um só objetivo: contemplar o pôr do sol. Uma roda de capoeira, ao pé da duna, é o ponto de encontro após o espetáculo.

Pedra Furada

A grande pedra em forma de arco, esculpida pelo mar, é o símbolo de Jeri. Há quatro maneiras de chegar até ela, a partir da vila: na maré baixa, dá para caminhar pela Praia da Malhada (30 minutos) ou contratar um bugueiro; na cheia, o único caminho possível é a trilha pelo Morro do Serrote, que pode ser feita a cavalo ou a pé – a vista, lá do alto, compensa o tempo extra do passeio. Entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto o sol se põe bem atrás do furo, dando origem a uma rara paisagem.

Praia Jericoacoara

Á esquerda, a Duna do Pôr do Sol; à direita, muitas pedras na areia, no encontro com a Praia da Malhada; no centro, barzinhos, barracas, espreguiçadeiras e gente do mundo inteiro, que chega todos os dias para aproveitar a badalação e o mar de ondas calmas, quase sempre colorido por pranchas de wind e kitesurfe.

Vida Noturna

Jericoacoara ferve de segunda a domingo. No forró do restaurante Dona Amélia é a banda do proprietário que embala a noite (tel. 0XX88 9978-7202, de quarta a sábado). No Mama África, pertinho da praia, a programação varia entre música eletrônica, reggae e samba, tocados por bandas ou DJs (tel. 0XX88 9602-7502, às terças, quintas e domingos). Para ouvir de tudo um pouco, o lugar é o Planeta Jeri, também à beira-mar (de segunda a sábado). Para matar a fome da madrugada, a Padaria Santo Antônio prepara pães em forno a lenha.

Móveis Primavera. Viver bem faz bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>