viver-bem-viver-feliz-moveis-primavera

Terapia do morar bem

Mudar a decoração ou promover uma reforma ajuda a melhorar a autoestima. Saiba no que investir para deixar sua casa mais feliz


Espaços integrados que privilegiam o convívio familiar, cores, boa iluminação, ventilação e as marcas da história dos moradores são as características do que se pode chamar de casa feliz. Viver em um espaço onde se destaca o gosto pessoal e os elementos estéticos que se vinculam com o modo de o morador ver o mundo ajuda a elevar a autoestima, afirma o arquiteto e psicólogo Ricardo Caminada. Adepto da psicologia ambiental (que estuda a relação das pessoas com o espaço que ocupam), Caminada propõe projetos cujo objetivo é o morador sentir-se bem. “Não basta dizer se o ambiente é feio ou bonito. A ideia é que alguém entre em sua casa e sinta que ela tem a ver com você”, simplifica.

Ele observa que a maioria das pessoas que procura um arquiteto ou decorador está passando por mudanças na vida envolvendo assuntos muito íntimos, como saída dos filhos de casa ou o nascimento deles, troca de emprego e de cidade, entre outros. “Nessas situações há um processo de readaptação e a decoração fará parte disso, retratando o novo momento e trazendo o conforto necessário”, aponta.

Não importa a área da residência ou os recursos disponíveis, qualquer lugar precisa oferecer excelentes condições de vida. O segredo é aproveitar o espaço de forma inteligente, proporcionando formas de organização.

A caminho de um doce lar

Especialistas listaram alguns itens básicos para deixar a casa linda e você de bem com a vida:

Ventilação

O bem-estar em casa começa com ventilação e iluminação naturais.

É comum ouvir relatos de pessoas insatisfeitas em casas úmidas e sem circulação do ar. Nos casos em que a casa não oferece soluções naturais, a saída é caprichar na impermeabilização, usar revestimentos que “esquentem” o ambiente e ar condicionado para melhorar o conforto térmico.

Cor

A cor é uma questão de identidade. A sugestão geral é evitar que tudo fique branco ou muito neutro. A cor dá aconchego e ajuda a tranquilizar, estimular e recuperar as energias. A escolha depende das referências de cada um. Quem prefere paredes neutras deve investir em objetos ou comple­mentos coloridos.

Iluminação artificial

As cores só se destacam quando iluminadas corretamente. A luz dá o tom da decoração, criando o clima desejado. Prefira iluminação adaptável, com vários pontos de luz que podem criar cenas diferentes.

Ergonomia

Na hora de escolher móveis é importante prestar atenção na qualidade. A barreira visual criada por cadeiras, aparadores e outros móveis contribui para a sensação de claustrofobia. Cadeira, colchão, poltrona e sofá merecem atenção especial. Errar na escolha de itens destinados ao descanso gera desconforto e dores musculares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>