piso-aquecido-como-funciona-precos

Piso aquecido: veja como funciona e quais as vantagens de ter em casa

Ter uma casa com piso aquecido é sinônimo de muito conforto e bem-estar durante o inverno. A principal vantagem deste tipo de piso, em relação aos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores portáteis, é que  em vez de aquecer apenas um ambiente, você pode aquecer toda a casa de uma vez só e de forma homogênea. Porém, o processo de controle e monitoramento das temperaturas é feito através de sensores colocados separadamente em cada ambiente. Dessa forma, é possível utilizar temperaturas diferentes, se assim for desejado.

Com o piso aquecido, o ar quente fica mais leve e passa a subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço, como no caso dos ar-condicionados. Com os aquecedores pode-se agregar, ainda, às desvantagens a queima de oxigênio.

Existem dois tipos de pisos aquecidos: os hidráulicos e os elétricos. No sistema hidráulico, o aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida à gás (a caldeira geralmente é instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto. Na opção pelo sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas abaixo do concreto.

Sistema hidráulico

Manutenção: a cada três anos, troca da água, que funciona num circuito fechado. Em contato com o metal, ela fica suja.

Quando não vale a pena: sistema caro para ser instalado em áreas de até 50 m² . A colocação é trabalhosa em moradias prontas.

Sistema elétrico

Manutenção: troca dos termostatos a cada dois anos.

Quando não vale a pena: necessita de obra trabalhosa para colocação no caso de uma casa já construída. Aumenta o consumo de energia. Considerando uma área de 100 m², o consumo mensal significaria cerca de R$ 200 a mais na conta de luz (ligado seis horas por dia).

 

Os pisos frios, como cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos transmitem melhor o calor de baixo para cima, o que gera uma sensação mais intensa de calor nas superfícies. Revestimentos como laminados, tacos de madeira, madeiras maciças possuem coeficientes de transmissão térmica um pouco menores que, no entanto, em nada comprometem a eficiência no funcionamento dos sistemas.

Para imóveis prontos, a instalação do piso aquecido exige uma obra para quebrar boa parte do piso, já que o circuito precisa obrigatoriamente estar abaixo do contrapiso, para que tenha uma espessura mínima para a camada isolante, cabos ou tubulações e camada de proteção. Depois de instalado o sistema de aquecimento, o piso pode ser lavado normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>