ceramica-faz bem-viver-bem

Viver Bem: A arte contra o estresse

Pintar, modelar, dançar, cantar. Usar a criatividade ajuda a relaxar e a melhorar a sua autoestima.

Trânsito, pressão no trabalho, contas para pagar, milhões de compromissos. Levante a mão quem nunca se estressou. E o que todos fazem contra esse fantasma dos dias atuais? Há muitos caminhos. Um dos melhores: a arte.

“Qualquer recurso artístico pode ser arte-terapia. Sem perceber, a pessoa coloca para fora seus interesses, suas características de personalidade, algo que o incomode”, afirma a psicóloga Maria da Glória Craco Bozza, que trabalha a terapia com argila com seus pacientes.

Quando alguém pinta ou modela, coloca nesse trabalho seus conteúdos internos, suas vivências. “Todos nós somos criativos por natureza”, lembra a psicóloga. Exercendo a criatividade em alguma atividade artística, a levamos também para outras áreas da vida, salienta a especialista.

Além disso, trabalha-se a confiança. Muitas vezes as pessoas não se liberam por uma questão de autoestima baixa. É o ‘não vou conseguir’, ‘não sei fazer isso’. Ela se retranca e não deixa fluir. Na hora em que constrói algo e gosta da sua obra, melhora sua autoestima.

Confira a seguir exemplos de artes que ajudam a combater o estresse.

Cerâmica
Superando a impaciência

Teatro
Brincadeira de gente grande

Dança
Paixão resgatada

Pintura
Melhor que terapia de divã

Música
Aprendendo a dominar o tempo

E você já desenvolveu trabalhos artísticos para combater o estresse? Deu resultado?

VIVER BEM FAZ BEM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>